incubadoras e parques tecnológicos

INCUBADORAS

As incubadoras são entidades que, através de apoio estruturado, orientação ou formação, ajudam start-ups e pequenas empresas que ainda estão num estágio inicial a desenvolver as suas ideias e negócios.

Este suporte a projetos numa fase embrionária, estimula o contacto entre as empresas incubadas, mentores, especialistas e investidores, ajudando as empresas a crescer de forma sustentável.

Entre maio e junho de 2023, o roadshow do Creative Biz 4.0 passou pelas seguintes incubadoras:

Fábrica de Santo Thyrso

O projeto da Fábrica de Santo Thyrso teve como filosofia a reconversão de um antigo espaço industrial – a Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso, fundada em 1898 – num moderno quarteirão cultural e criativo inserido na cidade de Santo Tirso, correspondendo às melhores práticas europeias de reconversão, mas também memória de antigos espaços industriais. A Fábrica de Santo Thyrso engloba hoje um conjunto de valências para a dinamização económica e para a atração de jovens empreendedores: incubadora, centro de Empresas e de Inovação, para acolhimento de empresas modernas e tecnológicas, com foco nas indústrias culturais e criativas, de modo a criar sinergias com os projetos em desenvolvimento na Incubadora de Moda e Design, formação profissional, entre outros.

SANTOJEC

A SANJOTEC é uma iniciativa estratégica do Município de S. João da Madeira que visa apoiar técnica e cientificamente a comunidade empresarial local e regional. Fá-lo através da difusão de uma cultura de inovação e no encorajamento a projetos empresariais de base tecnológica, nomeadamente nas áreas da Robótica, Automação Industrial, Biotecnologia, Química, Design e Tecnologias da Informação, assim como projetos das áreas das Indústrias Criativas ou da Inovação Social.

Brigantia EcoPark

O Parque de Ciência e Tecnologia “Brigantia-EcoPark” faz parte do PCT-TMAD (Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro). O “Brigantia-EcoPark” é um espaço de ciência e tecnologia para apoio a empresas consolidadas e a empresas incubadas, ambas de base tecnológica. Possui ainda espaços laboratoriais para apoio à investigação, desenvolvimento e inovação.

Régia Douro Park

O Parque conta com múltiplas valências de suporte a empreendedores e empresas, projetos empresariais, investidores nacionais e internacionais, promoção da investigação, assim como desenvolvimento e transferência de tecnologia e conhecimento. Promovido pelo Município de Vila Real, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Portuspark – Rede de Parques Tecnológicos e Incubadoras. Assume-se como um pilar de desenvolvimento económico integrado, apostando nas fortes valências da UTAD e da Região.

OPEN

A OPEN é uma instituição privada sem fins lucrativos. Incuba e desenvolve atividades empresariais sustentadas em relações sinérgicas locais e know-how desenvolvido no Sistema Científico e Tecnológico Nacional.

PCI - Creative Science Park

O PCI · Creative Science Park – Aveiro Region tem como missão ser o promotor estratégico e operacional da inovação, do conhecimento e do empreendedorismo da Região de Aveiro, através da instalação, o desenvolvimento, a promoção e a gestão de um Parque de Ciência e Inovação e da prestação dos serviços de apoio necessários à sua atividade, contribuindo para o reforço da competitividade, a fixação de recursos humanos qualificados, a produção e investigação científica, tecnológica, educativa e cultural da Região.

IET - Instituto Empresarial do Tâmega

O Instituto Empresarial do Tâmega (IET) é uma associação de direito privado de caráter científico e técnico, sem fins lucrativos, sedeada em Amarante, no Tâmega Park. Resultante do congregar de vontades de um conjunto de entidades institucionais (municípios, universidades e escolas), de entidades empresariais e de apoio à competitividade (empresas, associações empresariais e fundação), que levaram à sua constituição a 20 de Agosto de 2010. Tem como objetivo apoiar start-ups através da Incubadora de Empresas, fomentar a formação profissional específica com a Academia de Formação e potenciar a inovação através do Centro de Inovação e Negócios.

Moveltex

A associação criada em 2004 tem como objeto social a promoção do empreendedorismo, a criação e a incubação de empresas e ainda a implementação do Plano Estratégico para os principais setores de atividade económica de Paços de Ferreira e da região, designadamente Mobiliário, Vestuário e Têxtil.

VougaPark

O VougaPark – Centro de Inovação, é uma área de acolhimento empresarial, situada em Sever do Vouga, iniciativa estratégica do Município de Sever do Vouga. Este projeto surgiu com o objetivo de criar um ecossistema inovador, capaz de contribuir para a promoção, aumento da produtividade e competitividade das empresas da Região. O VougaPark disponibiliza diversos espaços e serviços vantajosos para o tecido empresarial da região e para a criação de projetos diferenciadores.

Start Esposende

Um projeto inovador que acompanha a realidade das atuais exigências dos empreendedores e dos empresários, ao mesmo tempo que se assume, como uma agência de investimento, capaz de atrair novos projetos empresariais, geradores de riqueza e emprego. Um espaço multisserviços, que permitirá a incubação e desenvolvimento de projetos empreendedores e de base tecnológica, apoiados numa rede de mentores e parceiros, cujo talento e experiência será colocado ao serviço de todos.

UPTEC Baixa - Porto

A UPTEC Baixa é o ponto de atração e encontro de criadores e profissionais da cultura que pretendam vivenciar, explorar e desenvolver projetos ao nível empresarial. No coração do Porto, a UPTEC Baixa beneficia da proximidade das principais estruturas culturais e artísticas da cidade, bem como das faculdades e centros de investigação de artes e humanidades da Universidade do Porto. Através das suas crescentes redes especializadas e internacionais, a UPTEC tem vindo a consolidar-se como um dos maiores centros de negócios culturais e criativos em Portugal.